Uma Homenagem à mulher de 40 mais bonita que já conheci

Uma Homenagem à mulher de 40 mais bonita que já conheci
Uma grande mulher

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O que acontece depois dos 40.

Quando estava com 39 e já enxergava os 40 na próxima curva , resolvi sair atrás do prejuízo. Não poderia jamais entrar os 40 com aquele peso, aquela flacidez querendo chegar e a auto estima pulando precipício abaixo.
Começei a caminhar todos os dias, fazer exercícios localizados e em pouco tempo estava correndo vários quilômetros. A pele estava linda, sem um sinalzinho (mérito de minha dermatologista). Aquilo que todas as revistas femininas aconselhavam, eu também estava fazendo. Nada de novo até agora.
Mas aos poucos me sentia , por incrível que pareça, orgulhosa da idade e da disposição. Tudo estava no lugar, estava vencendo a força da gravidade e com a idéia fixa de passar os 40 maravilhosa!
Meu aniversário foi lindo, e todos diziam que eu não aparentava a idade que estava comemorando. Nossa! quantos elogios!
Mas fui ficando incomodada, pois o que queria ERA aparentar os 40. Queria que todos soubessem que estava fazendo 40 anos e que estava feliz por isso. Não queria aparentar nada de diferente.
Fui ficando chateada, pois nenhum elogio aos meus 40, somente aos meus não-aparente 40 anos. Por quê?
Que valorização da juventude pré 40! Tudo muito durinho, nada de gordurinhas pulando felizes, nada de grandes rótulos pejorativos, mas e a visão turva do mundo e das pessoas? Para falar bem a verdade : turva e circular, já que apenas o que está em volta e se direciona para o próprio bumbum tem valor. E aquela revolta sem sentido? os tremores ao pensar em passar um mico na frente de alguem? as crises de insegurança? Sei lá. A minha cabeça era ruim, cheia de bobagens ocupando espaço e queimando neurônios à toa.
Não trocaria, ah! não mesmo. Não me importo com os clichês :a idade da loba, panela velha é que faz comida boa, fogão à lenha e fogão à gas e quantas outras mais.
A maturidade de hoje não troco barato, e nem caro também, simplesmente não troco. Gosto de ser quarentona, de ser madura, de ser tranquila.
Gosto de pensar que posso fazer tudo que quero mas com a visão clara, ensolarada, dia limpo. Tudo que vejo é o que realmente está acontecendo. Entendo os códigos, os jogos de palavras, os olhares. Sei onde estou e para onde quero ir.
Ter mais de 40 anos é saber quem sou ( pelo menos até aqui). É ter respondido muitas das perguntas que fazia quando tinha 20 ou até mesmo 30. É ter outras novas perguntas sobre o depois, mas sem aquele medo, aquele horror(pois o horror foram os 39, o pré 40).
De agora em diante não tem mais tanto susto.
É só aproveitar.
Vá em frente, com a cabeça erguida, peito firme e de mãos dadas com sua dermatologista, pois de agora em diante ela será sua melhor amiga e confidente.
Beijos.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog!
    Quado terminar minha pós também vou escrever o que der na cabeça... Adorei o nome do blog...
    Na nossa cabeça passam tantas coisas, se pudessemos anotar tudo.
    O problema é que estamos sempre correndo atrás do tempo, e culpando-o.
    Nós que fazemos o nosso tempo, talvez porque gostamos de por a culpa em alguém...e porque não no tempo?

    E quanto aos 40 anos, é a melhor fase da nossa vida,
    nada como ter quarenta anos.
    Abraços,
    Marise.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marise,
    É um grande incentivo, afinal você é a nº 1 de meu Blog!Obrigada.
    Abraços,
    Anette

    ResponderExcluir

Seguidor : O que sai da sua cabeça?